Te inalar como éter me torna o contraste de um negro vício

me pego mesmo de vez em quando
pensando
se nosso sítio terá um bom wifi
ou vasta grama para rolarem nuas
as nossas crianças, essas pequenas apostas
elas herdarão nossa rábica teimosia?
espero sincero que sim
assim como a obsessão metódica com
tudo aquilo que não precisa de organização
e a preguiça eterna que se enterra no lençol

Descendência do ferro contra as achas da madeira negra

o machado sobe um lenhador corta achas da madeira negra, rústica dos fungos e das manchas de terra, a madeira negra que cerca sua casa embrenhada na floresta das terras ao sudeste da cidade ele se chama lenhador porque corta achas em um golpe seco que desmembra a fibra, golpe seco que repete, golpe seco que repete e repete as metades siamesas se dividem sob a profissão do homem que mora na casa escondida pelas árvores, tão longe da cidade seu filho sai da casa e se aproxima para observar a descendência do ferro contra as achas o filho faz o lenhador se sentir gente homem sempre que lhe dirige a palavra, mas o lenhador fala pouco

O machado desce.

o machado sobe o filho tem anos de menino e ainda não pode se chamar de lenhador, assim se evita a confusão com o próprio lenhador, ele mesmo o único da profissão nas léguas que cobrem daquela casa escondida até a cidade o noroeste é longe e o filho gosta de quando vão à cidade comprar charque com o escambo do carvão que fazem no fundo da casa a sujeira e as sarjetas da urbe enjoam o lenhador, que respira lento o ar puro da floresta e desinfla a força

O machado desce.

o machado sobe canta o tordo sem se abalar com os golpes do lenhador cem línguas ele fala, dizia o avô quando ainda ao redor, e cem assobios imitava o tordo junto ao velho um machado nunca vence o assobio, este tem a harmonia do continuar o machado toca uma nota repetida no ouvido do filho, nota repetida que lembra o avô, nota e arrisca imitar o tordo nas madeiras negras que cercam a casa, só há lenha e tordos para se orquestrar

O machado desce.

o machado sobe o lenhador repara no filho e lembra do avô ele se percebe pai dos passos do filho já não sabe se o filho será tordo ou lenhador, mas ele mesmo espera um dia ser avô

O machado descansa. O pai assobia ou chama o filho às achas de madeira.


Monáe

a negra que
me faz chorar
com percussão

Eu tenho medo da dor

não é da morte
não é esporro, bronca
responsabilidade
nem das contas

chego a tremer um pouco diante
de informação
pois consciência tem a correta densidade do chumbo
esse material que reveste cápsula de arma de fogo
e protege contra radiação

hesitar,
mesmo,
eu hesito
antes de beijar
dar um abraço que tchau, até logo
quando sei que até nunca mais, dessas
poucas infelicidades que viajar
nos traz

quando recebi a ligação com
a morte de meu avô
vinda do outro lado da linha
eu não tive medo
tive paz
por ele
por ter defendido uma causa
qualquer
ainda que só a vida
e (per)durado

eu tenho medo é da dor
física e que ativa os nervos
e, confesso, me arrepia
imaginar um corte no dedo indicador esquerdo
meu sangue deitando no
chão
aterrador

Complete com as headlines dos jornais

eu nunca vi uma bala
lacerando a pele de uma criança que
corria para longe da fumaça
tóxica
dispersa em um bairro residencial

não pretendo
conhecer o cheiro de
gente morta
por traçante faca bota cuspe
arma

jamais presenciei explosivos
de fósforo ou napalm
cozinhando calmamente os civis
como quem não tem pressa
de apagar
a
luz

Daquelas duas cerejeiras em frente à sua casa

ah, vá

há de ter correspondente
esse homem largado na alcova de um país estrangeiro
enquanto imagina um ou outro futuro
do pretérito
que morreu
amém

além de ter correspondência
a caixa destinada aos correios merece
também postais com fotos do teu rosto
um selo raro colado à língua
rosa, úmida
amém

e teus olhos de gueixa maculados pela distância (espaçotemporal)
foto velha, dessas que queimaram nas bordas
já me serviria
ao propósito de não ter
propósito algum
alguém?

(tu)

cartas de
tarô
ou apenas notícias
me tragam consolo ante o medo de perder os tênues fios de memória que te seguram, como um último fôlego debaixo de seis metros de oceano, e sustentem a foto desses teus olhos rasgados que me tatuaram no fundo da retina debaixo da sombra daquelas duas cerejeiras em frente à sua casa